09 maio 2010

Quem virá nos salvar




Come away, O human child!
To the waters and the wild
With a faery, hand in hand,
For the world's more full of weeping than you can understand.
(The Stolen Child - W.B.Yeats)


Vem, humana criança, ao folguedo!
Para as águas e para o arvoredo
Uma fada te traz pela mão
Pois no mundo há tristeza demais para a tua compreensão.
(trad. De Paulo Vizioli)


tentando navegar sobre a insanidade
procuro chão e encontro abismos
a joia mais rara restou guardada
no fundo do mar
o poder de resgatá-la
pertence à pura intenção


quem virá nos salvar
de nossas vidas vazias


quem recolherá
as lágrimas dos lúcidos solitários
perdidos e sem horizonte
entregues às mãos que semeiam sombras

eu conclamo as hierarquias
eu suplico a salvação dos cegos
queria me calar,
queria ignorar as mortes
que vejo pelas janelas fechadas


os medos geram distâncias
mudas e intransponíveis
como se lêssemos o mesmo livro mil vezes
a cada vez captando um sentido
sem nunca beber da verdade impressa
e trespassada das palavras


quem virá nos salvar
de nossas vidas vazias


o caminho das fadas está fechado
para as crianças humanas
sinto as mãos pesadas
e os pés inertes
da alma já nem preciso dizer: está triste
mas ainda quer o céu
(ou pelo menos a nuvem)


eu lamento os dias
das inúteis jornadas
e o tempo gasto em
pérolas de profetas perdidos
escadas de vento
para um destino irreal
- a verdadeira dor
é saber


quem virá nos salvar
de nossas vidas vazias


(a desesperança matou
a interrogação
e fechou a porta)





arte de Alfredas Jurevicius

5 comentários:

  1. Tem de se dar um encontrão na porta e reabri-la.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Só o Último Homem poderá nos tirar do niilismo.

    "eu lamento os dias
    das inúteis jornadas
    e o tempo gasto em
    pérolas de profetas perdidos
    escadas de vento para um destino irreal"


    que verdade....
    love.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia de Portugal:)
    Descobri o seu blog por acaso... e adorei, já mostrei ás minhas amigas e também adoraram... escreve muito bem poesia, Parabéns :)
    Quem me dera ter o seu dom...
    Gostava de saber se posso usar as suas poesias para a minha página do Facebook... devidamente identificadas e sem qualquer alteração, claro! São de uma beleza, e gostaria de partilhar-las com os amigos... elas dizem tanto e podem ajudar tanta gente que se identifique com elas...
    Maria de Fátima
    Obrigada :)

    ResponderExcluir
  4. Maria de Fátima.

    Fico feliz que tenha gostado dos meus escritos, e que queira partilhá-los. Só peço que mencione a autoria (Helenice Priedols).

    Respondo aqui porque você não deixou endereço para contato.

    Grande abraço e seja sempre bem-vinda.

    paz e luz

    ResponderExcluir
  5. Muito Obrigada!
    Vou usar então o seu nome em vez das iniciais :)
    ~ ♥ Namaste ♥ ~

    O meu endereço é alves.br@sapo.pt
    Fátima Alves

    ResponderExcluir